Mercado de Trabalho
Nos últimos anos, as grandes, profundas e rápidas mudanças na esfera da educação vêm configurando uma significativa transformação no papel do professor, considerando sua missão enquanto mediador do valor fundamental do conhecimento. Tendo em vista que as instituições de ensino têm redirecionado seu modelo de ensino-aprendizagem para um formato mais ativo, experencial e transformador, a educação, agora imersa em um ambiente impulsionado pela inserção das ferramentas digitais, vem exigindo que a atividade docente esteja em constante evolução, conduzindo o professor a se qualificar de forma a estar apto a empregar metodologias cada vez mais focadas em refletir a realidade do aluno e que potencializem as competências individuais e coletivas no espaço educacional.
Esta nova configuração traz diversas mudanças de mindset que são essenciais para que o professor possa atuar de maneira a não ser o centralizador do conhecimento, mas, sim, o mediador de uma construção assertiva que visa permitir ao estudante vivenciar experiências transformadoras que gerem engajamento, aprendizagem ativa, flexível e contextualizada.
Diante dos desafios proporcionados por um mundo VUCA, o professor passa a ser uma peça essencial nesta dinâmica, já que possui a missão de conduzir os alunos aos mais elevados níveis de desempenho, atentando para a importância de formar cidadãos preparados para a realidade do contexto social, emocional, cultural, tecnológico e profissional o qual está inserido – tornando, assim, seu aprendizado ainda mais significativo.