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Metodologia

Princípios Filosóficos

A educação é a atividade humana que tem por finalidade instrumentalizar o homem para viver e conviver na atualidade.

Ela somente será válida e efetiva se a instrumentalização for adequada às demandas e acompanhada da humanização.

A educação, de modo especial no Ensino Superior, precisa desenvolver competências e habilidades de modo a fazer com que o sujeito interaja com sucesso em meio a um mundo de informações e tecnologias.

Dessa forma, o Grupo Uniftec reforça o seu compromisso para com a sociedade contemporânea ao promover cursos alinhados ao contexto socioeconômico mundial, os quais visam à formação de egressos capazes de interagir adequadamente nesse meio.

Metodologia dos Três Fazeres

  • CONTEXTUALIZAÇÃO
  • APLICAÇÃO
  • TEORIZAÇÃO

Princípios Metodológicos

O histórico e o perfil do Grupo Uniftec demonstram que, desde seu surgimento, a instituição esteve sempre voltada para o ensino prático e à formação de profissionais aptos para o mercado de trabalho. Isso significa dizer que a preocupação em ensinar a FAZER sempre esteve presente no DNA da instituição. As aulas desenvolvidas no Centro Universitário Uniftec e nas Faculdades Ftec seguem um padrão metodológico que envolve três FAZERES importantes e necessários para que a aprendizagem efetivamente aconteça.

Isso significa dizer que a preocupação em ensinar a FAZER sempre esteve presente no DNA da instituição. As aulas desenvolvidas no Centro Universitário Uniftec e nas Faculdades Ftec seguem um padrão metodológico que envolve três FAZERES importantes e necessários para que a aprendizagem efetivamente aconteça.

São eles: CONTEXTUALIZAÇÃO - APLICAÇÃO - TEORIZAÇÃO

A metodologia do FAZER ganha vida na sala de aula (presencial ou virtual) e por meio dos diferentes projetos realizados nas disciplinas, os quais colocam o acadêmico em contato com o mundo do trabalho e com a realidade profissional. A infraestrutura da faculdade, com seus laboratórios, ambientes e experimentos, contribui significativamente para a vivência de atividades práticas ao longo da formação do educando.

Organização Curricular

As competências, habilidades e as bases tecnológicas constituem os saberes a serem desenvolvidos pelos alunos, ou seja, o currículo.


Nesse sentido, a interdisciplinaridade torna-se imprescindível, viabilizando a contextualização e inter-relação das partes, fatos e fenômenos isolados. O foco está na investigação dos processos de mediação em conexão com os processos cognitivos (aprendizagem).


O currículo organiza-se de modo a dar conta da formação de um profissional conforme os perfis de egresso do Grupo Uniftec e do próprio curso.


São consideradas competências profissionais necessárias ao profissional do séc. XXI (DeAquino, 2007):

  • Identificar, organizar, planejar e alocar recursos;
  • Capacidade de trabalhar bem com outras pessoas;
  • Coletar e utilizar toda informação que seja necessária para o desempenho profissional;
  • Trabalhar de modo eficaz e eficiente com uma ampla variedade de tecnologias. As qualidades intelectuais e pessoais a serem desenvolvidas em um ambiente adequado, ou seja, com fundação sólida (DeAquino, 2007):

  • Habilidades Básicas: ler bem, escrever corretamente, saber ouvir, ser capaz de se comunicar de modo eficaz e eficiente.

  • Habilidades de Pensamento: ter pensamento crítico, ser capaz de tomar as melhores decisões, aprender a aprender e a usar o conhecimento assimilado e as habilidades desenvolvidas para ter atitudes diferenciadas no campo profissional, ou seja, ser capaz de analisar, sintetizar e avaliar a complexidade.

  • Qualidades Pessoais: senso de responsabilidade, autoestima, sociabilidade, integridade e a honestidade. Além disso, considera-se o perfil do egresso de cada um dos nossos cursos de modo a garantir a formação adequada do profissional.