Objetivo
Esse conteúdo tem por finalidade atualizar o educador no que concerne às melhores práticas metodológicas que propiciem ao aluno assumir o seu papel de protagonista do processo de aprendizagem, abordando técnicas e ferramentas recomendadas para atingir tal objetivo.
Conteúdo Programático
Metodologias ativas e a educação 4.0
O que são metodologias ativas
A educação 4.0 e o mundo vuca
Aplicação das metodologias ativas na sala de aula
Avaliação nos processos que utilizam as metodologias ativas
Aprendizagem baseada em problemas e projetos
Aprendizagem baseada em problemas – pbl
Problem based learning (pbl): fundamentos da metodologia
Aprendizagem baseada em projetos – abp
Aprendizagem baseada em projetos (abp): principais fundamentos de projetos pedagógicos
Ensino adaptativo e gamificação da aprendizagem
Ensino adaptativo: cenários e ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino adaptativo: experiências de aplicação
Aprendizagem baseada em games e gamificação
Aplicando games e gamificação à aprendizagem
Sala de aula invertida e o design thinking
A escola do século xxi
A sala de aula invertida
Origem e evolução do design thinking
Ferramentas para aplicação do design thinking