A avaliação das instituições de educação superior, conforme a CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), possui caráter formativo e visa ao aprimoramento da comunidade acadêmica e da instituição como um todo. Esse processo é mais eficaz quando envolve a participação ativa da comunidade interna e de atores externos, contribuindo para a construção de uma cultura de avaliação contínua.
A avaliação interna (ou autoavaliação) é um processo permanente que permite à instituição conhecer e refletir sobre sua realidade, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional e sua relevância social. Envolve a sistematização de informações, análise de práticas, identificação de pontos fortes e fragilidades, e definição de estratégias de melhoria.
No Grupo Uniftec, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por conduzir esse processo de forma articulada com coordenadores, órgãos de apoio e a direção, garantindo a gestão integrada e participativa. A CPA foi criada em conformidade com o artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), regulamentado pela Portaria MEC nº 2.051/2004.
O SINAES tem como objetivos principais a melhoria da qualidade da educação superior, o direcionamento da sua expansão, o aumento da eficácia institucional e o fortalecimento dos compromissos sociais das instituições.